O Inspiring Future é o nosso primeiro projeto e já está estabelecido desde o ano letivo 2013/2014, atuando a nível nacional em todos os distritos de Portugal Continental em mais de 200 escolas secundárias.
As nossas agendas:
Projeto Norte - Janeiro a Junho
Porto, Braga, Aveiro, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo
Projeto Centro - Janeiro a Junho
Lisboa, Leiria, Setúbal
Projeto País - Outubro e Novembro
Beja, Évora, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Coimbra
A Importância do Projeto
OS ALUNOS
Não tens que sair da tua escola para ficar a saber tudo sobre o ensino superior e o que fazer do teu futuro! Em cada escola realizamos uma feira de informação e apoio sobre o acesso ao ensino superior, com instituições de ensino superior (nacionais e internacionais) e empresas, realizando também workshops de desenvolvimento pessoal, social e profissional.
OS PROFISSIONAIS DAS ESCOLAS
Estas atividades estão concentradas numa manhã, sem sair da escola, ajudando assim os SPO e o corpo letivo na orientação dos seus alunos. O nosso intuito não é substituir o trabalho de orientação realizado, mas sim ser uma atividade complementar inovadora e que facilita a organização destas iniciativas, tornando-as mais eficazes para todos.
AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Pode beneficiar de um sistema organizado de divulgação e centrado nos alunos. As nossas agendas gerais (por região do país) facilitam a organização anual, podendo potenciar a sua divulgação! Já não tem que se preocupar com marcações. Nós fazemos a ponte com a escola, organizando cada manhã, incluindo a sua participação nas diversas atividades.
AS EMPRESAS
Porque não apostar na fase mais decisiva de sempre!? A visão do mercado de trabalho é a maior dificuldade que os jovens mostram ter ainda no ensino secundário quando são obrigados a decidir o que fazer a seguir. Venha contribuir para gerações mais motivadas e proativas, que são o futuro deste país!
O que acontece na escola?
Num formato de roadshow, as nossas feiras realizam-se no próprio espaço da escola, e numa manhã podem acontecer várias atividades paralelas onde os alunos se podem inscrever consoante os seus interesses.
Os programas são construídos juntamente com a escola (SPO, direção, coordenação de diretores de turmas, professores…) de forma a movermos toda a comunidade escolar nesta iniciativa.
ESPAÇO DE EXPOSITORES
Realizado no melhor sítio da escola (polivalente, bar dos alunos, ginásio, exterior...) instalam-se pequenos stands dos nossos parceiros de ensino superior português e estrangeiro. Os expositores estão disponíveis toda a manhã.
SESSÃO "ACESSO AO ENSINO SUPERIOR"
A nossa equipa colaborou durante vários anos em um dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES). Estamos familiarizados com as dúvidas habituais sobre o processo e por isso auxiliamos os alunos de 12º ano através de uma linguagem simples e dinâmica, explicando como funcionam as candidaturas. Temos esta informação adaptada para alunos de científico-humanístico, profissional e para escolas estrangeiras em Portugal.
SESSÕES "ENSINO SUPERIOR"
Divididos em vários blocos temáticos, como por exemplo, “Ciências & Engenharias”, “Ciências Sociais & Humanas”, “Economia & Gestão”, os alunos podem assistir às apresentações das ofertas educativas das instituições de ensino superior de maior interesse que apresentarão, cada uma, em 10 minutos.
SESSÃO "LEARNING ABROAD"
Ter uma experiência no estrangeiro é cada vez mais uma opção emocionante e possível. Desde aprender uma língua num país diferente, tirar um curso superior ou fazer voluntariado, os nossos parceiros explicam o quão importante e fácil é poder ir para fora.
WORKSHOPS
A nossa equipa de formadores dinâmicos está apta a motivar os alunos através de três workshops que irão incidir nas vertentes – decisão, proatividade e mercado de trabalho.
TOMADA DE DECISÃO
“O que vou fazer a seguir ao secundário?"
"Será que estou a escolher bem?”
Estas são algumas das perguntas que surgem no secundário e por isso estamos decididos a ajudar. Focamos e exercitamos vários aspetos importantes, com base num modelo de tomada de decisão vocacional, para tomar a melhor decisão possível num mundo que exige flexibilidade e adaptação.
PROATIVIDADE
Aprender que as coisas não nos caem do céu é fundamental. O esforço, a consciência nas minhas capacidades, o pensamento "fora da caixa" e fazer o melhor possível com a minha realidade são as alavancas para o sucesso.
MERCADO DE TRABALHO
Com a participação de várias empresas, oferecemos dicas práticas para começar já a pensar na preparação para o mundo do trabalho. Esperar para acabar o curso ou para quando a crise passar, é perder tempo e ficar para trás. Através de vários convidados, aproximamos o mercado de trabalho dos alunos ajudando-os a construir uma carreira com satisfação e sucesso.
Exemplo de programa numa escola secundária:
Embaixadores nas Escolas Secundárias
Um grande contributo para o êxito deste projeto são os psicólogos e professores das várias escolas secundárias por onde passa o nosso roadshow. É a partir da vontade e cooperação destes profissionais que conseguimos levar o Inspiring Future a cada vez mais escolas!
Julieta Coito | Escola Secundária do Restelo | Lisboa
Fatima Perloiro | Colégio de São João de Brito | Lisboa
Madalena Soczka | Escola Secundária Miguel Torga | Sintra, Lisboa
Isabel Dantas | Escola Secundária Camilo Castelo Branco | Oeiras, Lisboa
Carla Frade | Externato João Alberto Faria | Arruda dos Vinhos, Lisboa
Isabel Carvalho | Escola Secundária do Forte da Casa | Vila Franca de Xira, Lisboa
Filomena Sousa | Escola Básica e Secundária de Carcavelos | Cascais, Lisboa
Isabel Taylor | Escola Inglesa de S. Julião (St. Julians) | Cascais, Lisboa
Graça Martins | Escola Secundária José Saramago | Mafra, Lisboa
Carla Paixão | Escola Secundária Romeu Correia | Almada, Setúbal
Cláudia Vendinhas | Escola Secundária do Bocage | Setúbal
Cristina Marques | Escola Secundária Domingos Sequeira | Leiria
Ana Athayde | Colégio da Rainha Santa Isabel | Coimbra
Isabel Montez | Escola Secundária Sá da Bandeira | Santarém
Maria de Fátima Alçada | Escola Secundária de Estarreja | Estarreja, Aveiro
Isabel Bessa | Escola Secundária Quinta das Palmeiras | Covilhã, Castelo Branco
Isabel Carneiro | Escola Secundária Conde Monsaraz | Reguengos de Évora, Évora
Barbara Xavier | Escola Secundária de S. Lourenço | Portalegre
Helena Calheiros | Colégio Luso-Francês | Porto
Eduarda Seabra | Escola Secundária de Alpendurada | Alpendurada, Porto
Luis Neves | Escola Secundária João de Deus | Faro
Lisdália Ribeiro | Escola Secundária Afonso de Albuquerque | Guarda
Estela Pimentel | Escola Secundária Afonso de Albuquerque | Guarda
Carla Fernandes | Escola Secundária Martins Sarmento | Guimarães, Braga
Telma Leite | Escola Secundária D. Maria II | Braga
Filomena Gato | Escola Secundária Emídio Navarro | Viseu
Álvaro Santos | Escola Secundária Camilo Castelo Branco | Vila Real
Carla Paiva | Escola Secundária de Tondela | Tondela, Viseu
Testemunhos
"A vinda de instituições de ensino superior à escola e o contacto com profissionais deste nível de ensino vem ratificar, junto dos alunos, os conselhos e as informações que procuramos transmitir ao longo do tempo, dando credibilidade ao trabalho realizado. Por outro lado, motiva os alunos a prepararem-se para o acesso ao ensino superior."
Direção
E.S. Dr. Joaquim G. Ferreira Alves
"Antes deste Projeto chegar eu já promovia estes encontros aqui na escola, mas nunca de forma tão coordenada, nem tão completa!"
Isabel Silva
E.S. Sá da Bandeira
"O Projeto Inspiring Future trata de todos os aspetos de contactos com as instituições de ensino superior, tenta homogeneizar o tipo e forma de informação divulgada e ainda adequá-la às necessidades dos alunos. Facilita o trabalho aos Psicólogos dos Serviços de Psicologia das escolas pois ajudou a sistematizar e a comunicar de forma muito eficaz o acesso ao ensino superior."
Fátima Perloiro
Colégio São João de Brito
A satisfação com o projeto
Mais de 90% das nossas escolas consideram este projeto útil para os seus alunos e muito bem organizado, dando como principal mais-valia a sessão de acesso ao ensino superior e os workshops. O feedback revela também que os fatores de diferenciação assentam na forma de abordagem jovem e dinâmica com os alunos, e a capacidade de organização da equipa.
Os alunos apontam como principal vantagem o acesso à informação e a disponibilidade para esclarecer dúvidas.