As candidaturas para o primeiro programa de liderança jovem feminina em Portugal, Women2Women, que vai acontecer em Lisboa dos dias 9 a 13 de setembro deste ano e que contará com a presença de cem raparigas de todo o país foram algardas até dia 15 de junho! Portanto, se queres chegar mais longe, tens ainda uns dias para te candidatares!
O Women2Women é um programa internacional de liderança feminina, organizado pela ONG Empower Peace, que reúne todos os anos em Boston, EUA, mais de 100 raparigas líderes emergentes de cerca de 30 países; o objetivo passa por fortalecer as capacidades e os instrumentos de liderança, de forma a que ao voltarem ao seu país de origem possam desenvolver uma iniciativa com impacto social na sua comunidade.
No decorrer de dez dias, as jovens delegadas visitam e recebem treino e ferramentas para desenvolverem as suas capacidades de liderança na Universidade de Harvard, Babson College e empresas de topo, como a Converse.
A Embaixadora do Women2Women em Portugal, Ana Lomba Correia, fez parte da primeira delegação portuguesa enviada, nomeada pela Embaixada dos EUA em Lisboa em 2017, tendo sido convidada para regressar como Alumni em 2018. Foi neste ano também que Ana organizou uma delegação com um grupo de Alumni de outros países para representar o programa na sede da UN Women (ONU Mulheres) em Nova Iorque. Até à data, apenas seis jovens portuguesas tiveram oportunidade de participar neste programa, e daí surgiu a vontade e a necessidade de o trazer para o nosso país, de forma a proporcionar a experiência e oportunidade a mais raparigas. Assim nasceu o Women2Women Portugal.
O critério para a escolha das 100 raparigas líderes emergentes em Portugal, entre os 16 e os 21 anos, que conta com os seguintes objetivos:
- Construir pontes de compreensão mútua, respeito e confiança entre jovens de diferentes origens e culturas;
- Fortalecer capacidades de liderança através de um ciclo de conferências, workshops e atividades relacionadas com as temáticas: empreendedorismo, tecnologias, branding pessoal, artes e criatividade, desporto, ativismo, inteligência emocional e desenvolvimento de projeto;
- Expandir a "network" das participantes através de painéis diversos com oradores e oradoras profissionais, experientes e influentes, estabelecidos nas áreas a fortalecer acima referidas;
- Envolver as participantes em tópicos que definem as suas vidas, como autoconfiança e autoestima saudáveis; violência contra meninas e mulheres; acesso garantido a educação e saúde e todos os aspetos que estejam relacionados com a sua participação efetiva na sociedade;
- Demonstrar a importância de envolvimento cívico e do voluntariado através do desenvolvimento por cada uma das participantes de uma iniciativa com impacto social nas suas comunidades relacionada com a Agenda de 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.