O Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior irá ser reforçado com 1001 vagas, o que equivale a um total de 55362 vagas, anunciou hoje o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Esta medida é tomada após o Despacho n.º 10275-B/2022, publicado em Diário da República, no passado dia 19 de agosto, realçando o reforço das vagas fixadas para ingresso no ensino superior pelo regime geral de acesso, as instituições de ensino superior reforçaram em 1001 o número de vagas disponíveis. Abaixo podes consultar a distribuição das vagas pelas diferentes instituições:
- Universidade dos Açores – 13
- Universidade do Algarve - 75
- Universidade de Aveiro - 131
- Universidade da Beira Interior - 71
- Universidade de Coimbra - 35
- Universidade de Évora - 21
- Universdade Nova de Lisboa - 51
- Universidade do Minho - 47
- Universidade do Porto - 70
- Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - 38
- Universidade da Madeira - 4
- Universidade de Lisboa - 153
- Instituto Politécnico de Coimbra - 40
- Instituto Politécnico de Leiria - 52
- Instituto Politécnico de Lisboa - 64
- Instituto Politécnico do Porto - 97
- Instituto Politécnico de Viseu - 6
- Instituto Politécnico de Tomar - 12
- ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa - 6
- Escola Superior de Enfermagem do Porto - 6
- Escola Superior Náutica Infante D. Henrique - 1
- Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril - 8
Segundo o Ministério, este reforço deve-se ao "aumento considerável de candidatos ao concurso nacional de acesso ao ensino superior (...) mais de 61 mil candidatos." Acrescentam também que a distribuição teve em conta a "valorização dos cursos com maior procura, com o maior número de candidatos nas primeiras opções e com as notas de candidatura mais elevadas bem com aqueles que correspondem às prioridades estratégicas para o país.".
Relembramos que, face a esta situação, irá ser re-aberta a primeira fase de candidatura ao Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior 2022 no próximo domingo, dia 28 de agosto, começando às 00:00 e terminando às 23:59. Tens apenas 24 horas! Toda a gente pode alterar a sua candidatura ou submeter uma nova caso não o tenha feito no prazo anterior.
Caso tenhas dúvidas sobre como preencher o formulário do concurso nacional de acesso, deverás ver o vídeo da Candidatura LIVE 2022 - a transmissão em direto que fizemos da candidatura à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público.