(esta notícia foi atualizada a dia 6 de agosto devido a um lapso nos cálculos e acrescentou-se um importante disclamer em baixo)
As notas dos Exames Nacionais já sairam e já podes consultar no site da tua escola ou deslocando-te diretamente à tua escola para veres a pauta – isto significa que também já podes pedir a Ficha ENES!
Antes de te metermos a explorar o mundo estatístico dos exames nacionais, esperamos apenas que as notas tenham sido boas para ti e que te permitam entrar no que queres!
Vamos lá falar de números!
Em 1º lugar, este ano, houve um total de 267.108 inscrições nos Exames Nacionais e cerca de 22,5% faltas - mais 4,5% do que em 2021 e mais 11,5% do que em 2020.
Em 2º lugar, houve uma descida na média nacional de 2 pontos, ou seja, 2 décimas na escala de 0 a 20, considerando todos os exames. Mesmo considerando apenas os exames com mais inscritos (com mais de 9.000) a média continua com sentido descendente - cerca de 3 centésimas.
Em 3º lugar, embora a nível nacional haja uma descida quase insignificante, quando olhamos para as variações dos exames com mais alunos inscritos (MAT A, PT, BG e FQ) as variações dos resultados são muito significativas - verificam-se subidas e descidas superiores a 1 valor. O que pode significar alterações nas notas de candidatura nos cursos mais concorridos, como, por exemplo: Engenharia Física, Medicina, Engenharia Aeronáutica, Gestão, etc.
A tabela abaixo permite-te ver a variação relativamente ao ano passado, e outros anos, em cada exame dos alunos que foram.
Se não conseguires ver a tabela inteira no telemóvel, utiliza o computador ou roda o ecrã para que possas ver melhor.
Variação 2022-2021 | Variação 2021-2020 |
Variação 2020-2019 |
1ª Fase 2022 |
1ª Fase 2021 |
1ª Fase 2020 |
1ª Fase 2019 |
|
138 Português Língua Segunda | -4 | -4 | -5 | 115 | 119 | 123 | 128 |
639 Português | -11 | 0 | 2 | 109 | 120 | 120 | 118 |
839 PLNM intermédio | -42 | -5 | 9 | 115 | 157 | 162 | 153 |
848 Mandarim (Iniciação) | -22 | -2 | 169 | 145 | 167 | 169 | 0 |
719 Geografia A | 9 | -29 | 33 | 116 | 107 | 136 | 103 |
724 História da Cultura e das Artes | -3 | -13 | 20 | 123 | 126 | 139 | 119 |
702 Biologia e Geologia | -12 | -20 | 33 | 108 | 120 | 140 | 107 |
517 Francês | -4 | -2 | 38 | 145 | 149 | 151 | 113 |
623 História A | -6 | -5 | 30 | 123 | 129 | 134 | 104 |
547 Espanhol (Iniciação) | 20 | -21 | 24 | 159 | 139 | 160 | 136 |
847 Espanhol (Continuação) | -6 | -11 | 146 | 129 | 135 | 146 | 0 |
712 Economia A | -4 | -4 | 6 | 118 | 122 | 126 | 120 |
501 Alemão | 27 | -41 | 32 | 147 | 120 | 161 | 129 |
715 Física e Química | 19 | -34 | 32 | 117 | 98 | 132 | 100 |
734 Literatura Portuguesa | 15 | -7 | 4 | 120 | 105 | 112 | 108 |
714 Filosofia | -11 | -8 | 32 | 111 | 122 | 130 | 98 |
635 Matemática A | 13 | -27 | 18 | 119 | 106 | 133 | 115 |
735 Matemática B | -12 | -19 | -26 | 89 | 101 | 120 | 146 |
835 Mat. Apl. às Ciências Sociais | -2 | 12 | -15 | 105 | 107 | 95 | 110 |
706 Desenho A | 3 | -9 | 9 | 141 | 138 | 147 | 138 |
550 Inglês | -1 | -1 | 27 | 148 | 149 | 150 | 123 |
708 Geometria Descritiva A | -20 | 12 | -23 | 104 | 124 | 112 | 135 |
732 Latim A | -10 | 18 | 11 | 126 | 136 | 118 | 107 |
723 História B | 12 | -29 | 20 | 128 | 116 | 145 | 125 |
Ora bem, se aliarmos esta descida das médias dos Exames Nacionais, ao facto de:
- As notas internas de anos anteriores não descerem, nem subirem, porque os exames não contam para as notas internas a não ser nos casos de melhoria de nota;
- As médias dos principais exames subiram e desceram quase na mesma proporção, significa que a malta que podia ter feito melhoria, provavelmente conseguiu (pelo menos a Matemática A e a Física e Química A);
- Os cursos mais concorridos utilizam, por norma, 2 exames que tiveram uma subida significativa (Matemática A e Física e Química A).
Podemos afirmar que as notas dos últimos colocados – “médias do curso” como se costuma dizer – é possivel que subam ligeiramente.
IMPORTANTE: Relembramos que isto é uma análise apenas com as notas dos exames! Não tem em consideração outros fatores como: interesse nos cursos, médias de secundário, notas mínimas, etc. Esta análise não deve ser tomada como uma regra ou como algo que irá acontecer com toda a certeza.