O pedido de reapreciação de prova não é muito comum entre os alunos finalistas do secundário. Na verdade, menos de 2% recorreram a este mecanismo. Mas o certo é que 70% da totalidade dos exames submetidos a reapreciação por parte do juri nacional de exames compensou os respetivos proponentes, pois registou-se uma subida de nota.
"Depois de analisados os pedidos dos alunos, houve melhoria de classificação em mais de 4000 provas (70%)", conta o jornal Público. "Noutros casos, 924 (ou seja, 16%), a nota manteve-se. E houve descida em 8% dos exames", conclui o mesmo diário.
Para pedir reapreciação, os alunos devem consultar o resultado dos exames no dia em que eles são afixados e tomar uma decisão rapidamente. Depois da afixação dos resultados dos exames nacionais, há dois dias úteis para pedir a cópia dos mesmos. Depois de receber a cópia dos exames, contam-se outros dois dias úteis para submeter a reapreciação.
Este pedido é feito na escola secundária onde o aluno fez o exame, depois de pedir uma cópia do mesmo, para perceber efetivamente se vale a pena avançar com a reapreciação, que tem um custo de 25€ (devolvidos caso a nota acabe por subir).