Estava previsto, devido a natural curso da inflação, um aumento nas propinas do Ensino Superior mas tal já não vai acontecer. O Partido Socialista, apoiado pelo PCP e Bloco, assegurou que o valor máximo atual - 1 063 euros - se irá manter pelo menos durante mais um ano.
A confirmação da não alteração, que no fundo é uma alteração, surgiu depois do PS ter avançado com uma proposta nesse sentido. "As qualificações constituem um meio primordial para a redução das desigualdades e para a promoção de oportunidades", podia ler-se como fundamento para a medida. A mesma foi entregue no último dia dia para sugestões do Orçamento de Estado - documento importante que define os gastos do Erário Público. Clica aqui para saberes mais maravilhas sobre estes temas que ainda não te interessam nada.
Como explica e bem o Jornal de Negócios, "o valor máximo é indicativo, uma vez que, querendo, os estabelecimentos de ensino podem determinar propinas de montante inferior. Por isso, dentro do Ensino Público poderá ser observada a existência de variações entre as Escolas Superiores e Politécnicos." Portanto, poderás vir a pagar por ano menos do que 1 063 euros, dependendo do curso que escolhas.