Pode parecer mentira... mas não é!
A 42 é uma das melhores escolas de programação do mundo. Surgiu em Paris em 2013 e, menos de 10 anos depois, temos cerca de 11.000 alunos em mais de 36 cidades espalhadas pelo mundo: de Tóquio a Québec passando por Adelaide e Rio de Janeiro.
Nesta escola, todos são alunos e professores em simultâneo e o programa funciona como se fosse um jogo: ganhas e perdes pontos, e cada vez que aprendes, passas de nível. A aprendizagem é totalmente feita com base em projetos e com a interação com os teus pares. Enquanto aluno, encontras na 42 uma sequência de desafios para os quais tens que desenvolver uma resposta prática, ganhando conhecimento durante o processo. Ninguém te diz o que tens que fazer ou quando o tens que fazer. A decisão de como abordar um desafio é tua! E tens o apoio de todos os teus colegas que partilham esse caminho contigo.
O campus está aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano. Sim: até no Natal ou quando o Sporting é campeão. A palavra de ordem é liberdade! Na 42 és tu que defines o teu horário e o teu ritmo, para que possas trabalhar no período que te for mais conveniente e em que és mais produtivo, seja às 3 da tarde ou às 3 da manhã. Assim, tens também a liberdade de conciliar o teu curso com outras ocupações. Não deve ser isso a limitar as tuas oportunidades de aprendizagem.
A 42 chegou a Portugal no final de julho de 2020 graças ao apoio de várias empresas e doadores individuais que, por acreditarem num modelo de educação mais justo, mais inclusivo e mais tecnológico, decidiram investir nesta escola, para que tu não tenhas que pagar nada. Seja antes, durante, ou depois do curso. O Santander, a Fidelidade, a Vanguard Properties e a Senhora Ming C Hsu são os parceiros fundadores da escola, mas entre os doadores estão ainda a Mercedes Benz.io, a BI4ALL, a BA Glass, dst group, Huawei, Observador, Casa Relvas, Fundação José Neves e Família Alves Ribeiro. São eles que garantem que o teu curso da 42 é totalmente gratuito. A ti cabe-te a responsabilidade de tirar o melhor partido do programa!
O curso tem um total de 21 níveis e demora cerca de 3 anos e meio a completar, mas ao fim de 1 ano apenas já deverás ter conhecimento suficiente para integrar um estágio e começares a explorar o mundo do trabalho. Depois disso, se quiseres, podes conciliar as duas coisas. Embora não seja oficialmente uma licenciatura, as competências que ganhas na 42 são reconhecidas pelas maiores (e menores) empresas de tecnologia em todo o mundo. Prova disso é a taxa de 100% de empregabilidade dos antigos alunos da 42, seja na Microsoft, na Google, no Twitter, ou criando a sua própria empresa.
Para além disso, a falta de programadores no mercado de trabalho é crescente. Esse é também um motivo que leva empresas como a Volkswagen, o Lidl ou a Fundação Telefónica a investirem na abertura de 42 na Alemanha ou em Espanha. Para ti, é mais uma vantagem: se quiseres, a meio do curso podes sempre decidir ir fazer os níveis que faltam noutra 42 em qualquer parte do mundo.
As candidaturas estão abertas online 365 dias por ano (em apply.42lisboa.com) e qualquer pessoa se pode candidatar. Na 42 não é a tua média ou a nota que tiveste no exame nacional que definem as tuas possibilidades. A tua candidatura é feita jogando dois jogos online em que o teu raciocínio lógico e resiliência são postos à prova. Nesta escola o que mais importa é a tua capacidade de trabalho e não tanto a tua memória. Depois disso, terás que mergulhar na “Piscine”, um bootcamp de 26 dias em que podes experimentar o modelo da 42 e perceber se este é de facto para ti. Afinal, não vale a pena ires para um curso para mais tarde perceberes que não era nada daquilo que querias.
Nós sabemos, tudo isto parece bom demais para ser verdade. Se não acreditas, inscreve-te para visitares a 42 Lisboa dia 29 de maio, falares com alunos e com a equipa da 42 Lisboa: www.eventbrite.com/e/154528692479
Quem sabe se é na 42 que vais encontrar a resposta para o teu futuro?