Não sabes para que lado te hás de virar, com tanta disciplina para estudar? 😰
Faz scroll para descobrires as 5 dicas que te vão ajudar a brilhar, em qualquer teste que possas encontrar!
1. Prestar atenção nas aulas 🤓
Estar com atenção nas aulas pode parecer difícil, mas a verdade é que te permite poupar muito tempo! Sabes porquê? Porque se ouvires e compreenderes a matéria na aula, quando a voltares a ler em casa, estarás apenas a reforçar a informação que já está guardada algures no teu cérebro.
Ao passo que se não estiveres com atenção, quando fores estudar estarás a contactar com a matéria pela primeira vez, pelo que é bem provável que te surjam dúvidas que já não vais ter tempo de esclarecer.
2. Participar nas aulas 🙋🏻
A propósito de esclarecimento de dúvidas, é muito importante que te sintas à vontade para colocar as tuas questões aos professores. Se há algo que não estás a perceber, enquanto os conteúdos são explicados, o melhor a fazer é colocares logo o dedo no ar e pedires para expor as tuas dúvidas.
Caso contrário, aquilo que podia ser uma pequena dúvida, acaba por se transformar numa dúvida muito maior!
Uma das disciplinas em que esta situação é mais frequente é a disciplina de Matemática. Quem nunca evitou colocar uma questão ao professor e acabou sem perceber patavina dos exercícios? Sempre que estamos perante processos, basta não percebermos uma parte, para todo o resto ficar comprometido. Por isso, não tenhas receio, coloca todas as tuas questões.
3. Planear e antecipar 📅
Estares com atenção nas aulas e colocares as tuas dúvidas é meio caminho andado para brilhares nas avaliações. No entanto, com as dicas que se seguem, vais conseguir passar para o próximo nível!
Pega numa folha A4 e constrói o teu próprio calendário de avaliações, para conseguires ter uma perceção visual daquilo que te espera.
É importante que, olhando para o teu calendário, consigas identificar: quais são os primeiros testes da época e quais são as semanas mais exigentes, seja por juntarem vários testes ou por juntarem vários testes de disciplinas que consideras mais exigentes. Desta forma, consegues antecipar cenários e organizar o teu estudo em função disso.
4. Experimentar 👷
Cada caso é um caso. É por isso que o método de estudo mais eficaz para os teus amigos, não tem de ser, necessariamente, o método de estudo mais eficaz para ti.
Se queres descobrir qual é o método que resulta melhor contigo, o ideal é experimentares. Hoje experimentas ler a matéria em voz alta, amanhã experimentas resumir a matéria por escrito, depois de amanhã experimentas explicar a matéria a um familiar e assim sucessivamente...
À medida que vais testando, vais percebendo qual é o método que te ajuda a reter melhor a matéria e a sentir mais confiança nos teus conhecimentos!
5. Adaptar até chegares à rotina ideal 🎲
Ao longo de todo este processo de autodescoberta, é importante que consigas adaptar o teu método, em função dos resultados que vais gerando.
Talvez percebas que o método de ler em voz alta possa resultar para estudares História, mas não resulte assim tão bem para estudares gramática. Nesse caso, será necessário encontrares um método diferente para estudares Português.
No fundo, este é um processo que nunca tem fim. O que significa que podes estar sempre a introduzir melhorias na tua rotina de estudo e tornar-te, cada vez mais, eficiente!
Gostaste destas dicas? 😉
Agora só falta começares a pô-las em prática!