Se o tema é a proatividade, torna-se indispensável começar por definir o que é, afinal, a proatividade.
Vamos então recorrer a um exemplo para nos ajudar nesta missão: Quando o teu pai ou a tua mãe vão às compras, é costume chamarem-te para os ajudares a arrumar os produtos nas prateleiras? Nesse caso, uma forma de seres proativ@ é não esperares que te chamem. Em vez disso, podes tomar a iniciativa de ir ter com eles, oferecendo-te para ajudar! 🤝
Com base neste exemplo, já é possível perceberes que ser proativ@ é ter esta capacidade de antecipar cenários e de revelar o espírito de iniciativa necessário para intervir nos momentos certos!
Tudo ok até aqui? Estás preparad@ para desvendar os 5 segredos que se escondem por detrás da proatividade? 🤔
🟡 Fazer o básico bem feito
Se ser proativ@ é ter a capacidade de antecipar o que é pedido, o ideal é começar por fazer o mínimo bem feito!
Para isso sugerimos que:
👉 Definas um plano estratégico, com base nos teus objetivos a curto e longo prazo;
👉 Depois basta pensares em pequenas ações, simples, que possas executar, diariamente, para alcançar esses mesmos objetivos.
Assim garantes que fazes o básico bem feito e, depois sim, podes pensar em ir mais além, antecipando os pedidos de quem te rodeia!
Para te sentires mais motivad@ a implementar esta estratégia na tua vida, podes sempre recorrer a check lists ou grelhas de controlo de resultados. Todos sabemos que é muito satisfatório riscar tarefas da check list ou ver uma grelha cheia de “bolinhas verdes”.
🟡 Ter o bloco de notas sempre à mão
Quantas vezes tiveste uma ideia brilhante a meio do banho, mas depois nunca mais te lembraste dela?
A verdade é que estamos, constantemente, a pensar e, por causa disso, é mais do que normal que nos surjam várias ideias ao longo do dia! Quando isso acontece, temos 1 de 3 opções:
A) Acreditar que nos vamos lembrar da ideia mais tarde. Algo que, muito provavelmente, não vai acontecer;
B) Ficar a repetir a ideia na nossa cabeça, com receio de nos esquecermos dela. O que, ainda assim, pode vir a acontecer;
C) Apontar logo a ideia e libertarmos o nosso cérebro para pensar noutras coisas.
Qual achas ser a melhor opção?
Se optares pela resposta C, será mais fácil semeares a proatividade na tua vida. Afinal, permite-te garantir que não desperdiças boas ideias e que ficas com mais “energia” disponível para desenvolveres o teu espírito de iniciativa! Incrível, não é?
Então já sabes, tira nota de todas as tuas ideias. Nunca se sabe, se uma delas te pode vir a tornar milionári@!
🟡 Aplicar o método “olhos de lince”
Por vezes estamos tão distraíd@s no nosso dia-a-dia, seja nas redes sociais, seja a jogar Playstation, que não reparamos que alguém está ali, mesmo ao nosso lado, a precisar da nossa ajuda.
Por vezes, estamos tão distraíd@s, que nem reparamos numa boa oportunidade que está ali, diante dos nossos olhos, e acabamos por a deixar escapar.
Em cada um destes cenários, as distrações acabam por ter um impacto negativo na nossa proatividade, pelo que seria bom, se conseguíssemos estar, cada vez mais atent@s, ao tempo que lhes dedicamos. Concordas?
🟡 Treinar o desconforto
O espírito de iniciativa, associado à proatividade, também nos pode ajudar a ter a coragem de sair da nossa zona da zona de conforto.
Ser proativ@ é ter a coragem de:
👉 Procurares a informação que precisas junto das outras pessoas, ao invés de te limitares a ficar “acanhad@” no teu canto;
👉 E desenvolveres novas competências, através da participação em experiências novas.
Como é que podes fazer tudo isto?
Treinando o desconforto, isto é, colocando em prática, antes mesmo que os teus pensamentos ou medos te impeçam de avançar!
🟡 Cuidar do teu maior ativo
Parece que chegámos ao último segredo, que apesar de parecer clichê, é um dos mais importantes: para poderes ser proativ@, é preciso teres a sabedoria de cuidar do teu maior ativo, que és tu!
Para poderes ser proativ@, o teu bem-estar tem de estar no topo da tua lista de prioridades. Como tal, será necessário teres uma boa rotina de sono e uma alimentação saudável.
De nada vale gastares todas as tuas fichas de proatividade numa semana, se acabares arrasad@ na semana seguinte, certo? Tal como todas as outras skills, esta é uma skill que se treina e o treino implica tempo e consistência!
Agora que já conheces os 5 segredos para seres mais proativ@, resta-nos dar-te um conselho: não confundas proatividade com permissão para seres inoportun@. Por muito que a tua intenção seja boa, se a outra pessoa não estiver disponível para receber o teu espírito de iniciativa, é importante que saibas respeitar o seu espaço, ok?
No fundo, é tudo uma questão de equilíbrio! À medida que fores experimentando, verás que se torna bem mais fácil. 💪
Gostaste deste conteúdo? Segue-nos aqui para teres acesso a todos os nossos artigos. 😉