O Município de Albergaria-a-Velha vai atribuir bolsas de estudo para o ano letivo 2024/2025. A bolsa em questão trata-se de uma prestação pecuniária, equivalente a 30% do salário mínimo nacional. A mesma tem uma duração máxima de 10 meses – o correspondente ao ano escolar e é paga em prestações mensais.
Quem se pode candidatar?
- Alun@s residentes no concelho de Albergaria-a-Velha;
- Alun@s que não sejam detentores de bacharelato ou licenciatura;
- Alun@s que tenham tido aproveitamento escolar no ano letivo anterior ao da candidatura;
- Alun@s que não possuam, por si só ou através do agregado familiar em que se integrem, um rendimento mensal per capita superior ao salário mínimo nacional.
Onde são apresentadas as candidaturas?
As candidaturas devem ser formalizadas em formulário próprio, fornecido pela Câmara Municipal, e acompanhada de toda a documento necessária.
Quais são os documentos necessários?
- Atestado de residência emitido pela Junta de Freguesia da sua área de residência;
- Documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário e respetiva classificação, em caso de ingresso;
- Certificado de matrícula no ensino superior, em caso de ingresso, com especificação do curso;
- Declaração do estabelecimento de ensino que frequentou no ano letivo anterior, comprovando o aproveitamento escolar, e certificado de matrícula com especificação do curso e ano quando se tratar de estudantes já integrados no ensino superior;
- Última declaração de IRS e/ou IRC, referente a todos os elementos do agregado familiar ou declaração negativa;
- Documentos comprovativos dos rendimentos auferidos por cada membro do agregado familiar passado pela entidade patronal ou pela Segurança Social;
- Documento comprovativo no caso d@ alun@ beneficiar de outras bolsas ou subsídios concedidos por outra instituição referentes aos dois últimos anos letivos;
- Declaração de bens patrimoniais do agregado familiar passada pela Repartição de Finanças da sua área de residência ou declaração negativa;
- Documentos comprovativos de encargos com a habitação (renda, aquisição ou construção);
- Documentos comprovativos de despesas com a saudade;
- Outros documentos comprovativos de situações especificas declaradas, ou não, que os Serviços de Ação Social entendam necessários para a avaliação do processo de candidatura à Bolsa de Estudo.
Qual é o período de candidaturas?
O período de candidaturas decorre até 31 de outubro, para o e-mail educacao@cm-albergaria.pt ou presencialmente no serviço de atendimento ao munícipe (entre as 09h00 e as 15h00).
Para mais informações, podes consultar o regulamento aqui.
Acede aqui à ficha de candidatura a preencher.