Como resistir às redes sociais e continuar a estudar?

Redatora com Futuro
15 abril 2024

Uma pausa no estudo de 10 minutos já se tornou em 2 horas passadas no TikTok? Se já te aconteceu algo parecido, este artigo é para ti! 

Com o aparecimento das redes sociais, é fácil perdermos horas nas mesmas, principalmente quando é necessário estudar. Dar scroll seja em que plataforma for, com o contéudo que for, é muito mais interessante do que estar a ler a matéria num livro ou num powerpoint. Por isso, aqui estão 3 dicas para te concentrares no estudo e, ainda assim, não perderes nenhuma novidade do mundo online! 😉

 

1. Estabelece prazos realistas 📅

Quantas vezes já te comprometeste a estudar 2 horas seguidas e acabaste a estudar 10 minutos devido às distrações?

O segredo está em definires espaços curtos de tempo para estudares, durante os quais sabes que conseguirás estar mesmo com atenção.

Que tal começares por estabelecer quais são as matérias que vais estudar em cada dia? Por exemplo, hoje vou ler 2 capítulos desta matéria ou fazer 10 exercícios desta disciplina...

Se tiveres tudo isto bem definido, será muito mais fácil para ti gerires o tempo, na medida em que te consegues dividir entre os estudos e as redes sociais, cumprindo objetivos, sem deixar escapar nada!

 

2. Define horários ⏰

Se sentes que não consegues estudar, porque estás sempre a ir ao telemóvel, se calhar é porque ainda não definiste um horário de estudo com pausas.

Define de que horas a que horas é que vais dedicar-te aos estudos. Cria um horário detalhado, que te permita ir ao telemóvel apenas quando estás no horário de “pausa”.

Muitas vezes, resulta fazer 30 minutos de estudo e 10 minutos de pausa. Porém, é importante adaptares estes períodos às tuas necessidades.

Se só conseguires estar com atenção durante 15 minutos, concentra-te ao máximo durante esses 15 minutos e depois opta por fazer um pausa.

À medida que vais aplicando esta estratégia, vais treinando a tua concentração, até conseguires estudar 40 minutos, ou mais, sem parar. 

O que importa é começar, mesmo que seja por pequenos passos!

 

3. Adota hábitos saudáveis 🍎

A concentração depende sobretudo de 3 pilares: as horas de sono, o exercício físico e a alimentação.

Desenvolve uma rotina em que te deites cedo, de tal modo que consigas dormir sempre 8 horas.

Exercita-te, pelo menos 3 vezes por semana, durante 40 minutos, sendo que a Educação Física não conta. 

E, por fim, antes de começares a estudar, opta por comer algo leve e nutritivo.

Vais ver que ao colocares estes pequenos hábitos em prática, o teu cérebro estará mais desperto, o que, se vai refletir na tua disposição para estudar e nos teus resultados nas avaliações!