Como está a correr esse estudo, máquina? É para tirar 20 a tudo ou para passar à rasquinha? Esperemos que estejas mais próxim@ da primeira opção graças aqui à nossa ajuda! Ora bem: chegou a vez de Biologia e Geologia!
Estudar para o Exame Nacional não tem de ser um filme, por isso mesmo, e com a ajuda da Catarina da Academia A La Cat!
Assim já consegues ter uma ideia dos principais assuntos onde te deves focar e que deves estudar - claro que pode sair toda a matéria, mas assim já te consegues organizar melhor!
Se estiveres no telemóvel, coloca-o na horizontal para conseguires ver melhor a tabela!
CONTEÚDOS / ANO LETIVO | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | ||||||||
1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | 1ª fase | 2ª fase | |
Geologia | ||||||||||||||||
10º | ||||||||||||||||
Módulo Inicial Tema I – A Geologia, os geólogos e os seus métodos |
||||||||||||||||
1.A Terra e os seus subsistemas em interacção | x | |||||||||||||||
1.1Subsistemas terrestres (geosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera) | x | |||||||||||||||
1.2 Interacção de subsistemas | x | x | ||||||||||||||
2.As rochas, arquivos que relatam a História da Terra | x | x | x | |||||||||||||
2.1 Rochas sedimentares | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
2.2 Rochas magmáticas e metamórficas | x | x | x | |||||||||||||
2.3 Ciclo das rochas | x | |||||||||||||||
3.A medida do tempo e a idade da Terra |
x | x | x | x | ||||||||||||
3.1 Idade relativa e idade radiométrica | x | x | x | x | x | x | ||||||||||
3.2 Memória dos tempos geológicos | x | x | x | |||||||||||||
4.A Terra, um planeta em mudança | ||||||||||||||||
4.1 Princípios básicos do raciocínio geológico | x | x | x | x | ||||||||||||
4.1.1 O presente é a chave do passado (actualismo geológico) | x | |||||||||||||||
4.1.2 Processos violentos e tranquilos (catastrofismo e uniformitarismo) |
||||||||||||||||
4.2 O mobilismo geológico.As placas tectónicas e os seus movimentos | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||
Tema II – A Terra, um planeta muito especial |
||||||||||||||||
1. Formação do Sistema Solar | x | |||||||||||||||
1.1 Provável origem do Sol e dos planetas | ||||||||||||||||
1.2 Planetas, asteróides e meteoritos | x | |||||||||||||||
1.3 A Terra – acreção e diferenciação | ||||||||||||||||
2. A Terra e os planetas telúricos | x | |||||||||||||||
2.1 Manifestações da actividade geológica | ||||||||||||||||
2.2 Sistema Terra-Lua, um exemplo paradigmático | x | |||||||||||||||
3. A Terra, um planeta único a proteger | ||||||||||||||||
3.1 A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos | x | x | ||||||||||||||
3.2 Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres | ||||||||||||||||
3.2.1 Impactos na geosfera | ||||||||||||||||
3.2.2 Protecção ambiental e desenvolvimento sustentável | x | |||||||||||||||
Tema III – Compreender a estrutura e a dinâmica da geosfera |
||||||||||||||||
1. Métodos de estudo para o interior da geosfera | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||||
2.Vulcanologia | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||
2.1 Conceitos básicos | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||
2.2 Vulcões e tectónica de placas | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
2.3 Minimização de riscos vulcânicos – previsão e prevenção | x | x | x | |||||||||||||
3.Sismologia | x | x | x | x | x | x | ||||||||||
3.1 Conceitos básicos | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||
3.2 Sismos e tectónica de placas | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||||
3.3 Minimização de riscos sísmicos – previsão e prevenção | x | x | x | x | ||||||||||||
3.4 Ondas sísmicas e descontinuidades internas | x | x | x | |||||||||||||
4. Estrutura interna da geosfera | x | |||||||||||||||
4.1 Modelo segundo a composição química (crosta, manto e núcleo) | x | x | x | x | ||||||||||||
4.2 Modelo segundo as propriedades físicas (litosfera, astenosfera, mesosfera e núcleo) |
x | x | ||||||||||||||
4.3 Análise conjunta dos modelos anteriores | x | x | ||||||||||||||
11º | ||||||||||||||||
Tema IV – Geologia, problemas e materiais do quotidiano | ||||||||||||||||
1. Ocupação antrópica e problemas de ordenamento: | x | |||||||||||||||
1.1 Bacias hidrográficas | x | |||||||||||||||
1.2 Zonas costeiras | ||||||||||||||||
1.3 Zonas de vertente | ||||||||||||||||
2. Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||
2.1 Principais etapas de formação das rochas sedimentares. Rochas sedimentares. As rochas sedimentares, arquivos históricos da Terra |
x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
2.2 Magmatismo. Rochas magmáticas | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
2.3 Deformação frágil e dúctil. Falhas e dobras | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||
2.4 Metamorfismo. Agentes de metamorfismo. Rochas metamórficas | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||
3. Exploração sustentada de recursos geológicos | x | x | x | x | x | x | ||||||||||
Biologia | ||||||||||||||||
10º | ||||||||||||||||
Módulo Inicial – Diversidade na Biosfera | ||||||||||||||||
1. A Biosfera | x | x | x | |||||||||||||
1.1. Diversidade | x | x | x | x | x | x | ||||||||||
1.2. Organização | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||||
1.3. Extinção e conservação | x | x | x | |||||||||||||
2. A célula | x | x | x | x | x | |||||||||||
2.1 Unidade estrutural e funcional | x | x | x | x | ||||||||||||
2.2 Constituintes básicos | x | x | x | x | x | x | ||||||||||
Unidade 1 – Obtenção de matéria | ||||||||||||||||
1. Obtenção de matéria pelos seres heterotróficos | x | x | x | x | ||||||||||||
1.1 Unicelularidade vs pluricelularidade | x | x | x | |||||||||||||
1.2 Ingestão, digestão e absorção | x | x | x | x | x | |||||||||||
2. Obtenção de matéria pelos seres autotróficos | x | x | x | |||||||||||||
2.1 Fotossíntese | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||||
2.2 Quimiossíntese | x | x | x | |||||||||||||
Unidade 2 – Distribuição de matéria | ||||||||||||||||
1. O transporte nas plantas | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
1.1 Transporte no xilema | x | x | x | x | ||||||||||||
1.2 Transporte no floema | x | x | x | x | x | |||||||||||
2. O transporte nos animais | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
2.1Sistemas de transporte | x | x | x | x | x | x | ||||||||||
2.2 Fluidos circulantes | x | x | x | x | ||||||||||||
Unidade 3 – Transformação e utilização de energia pelos seres vivos |
||||||||||||||||
1. Fermentação | x | x | ||||||||||||||
2. Respiração aeróbia | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||||
3. Trocas gasosas em seres multicelulares | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
3.1 Nas plantas | x | x | x | |||||||||||||
3.2 Nos animais | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||
Unidade 4 – Regulação nos seres vivos | ||||||||||||||||
1. Regulação nervosa e hormonal em animais | x | x | x | |||||||||||||
1.1 Termorregulação | ||||||||||||||||
1.2 Osmorregulação | x | x | ||||||||||||||
2. Hormonas vegetais | x | |||||||||||||||
11º | ||||||||||||||||
Unidade 5 – Crescimento e renovação celular | ||||||||||||||||
1. Crescimento e renovação celular | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||||
1.1 DNA e síntese proteica | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |
1.2 Mitose | x | x | x | x | x | |||||||||||
2. Crescimento e regeneração de tecidos vs diferenciação celular | x | x | x | |||||||||||||
Unidade 6 – Reprodução | ||||||||||||||||
1. Reprodução assexuada | x | x | x | |||||||||||||
1.1 Estratégias reprodutoras | x | x | x | x | ||||||||||||
2. Reprodução sexuada | x | x | x | x | ||||||||||||
2.1 Meiose e fecundação | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | |||||
2.2 Reprodução sexuada e variabilidade | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
3. Ciclos de vida: unidade e diversidade | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||
Unidade 7 – Evolução biológica | ||||||||||||||||
1. Unicelularidade e multicelularidade | x | x | x | x | x | |||||||||||
2. Mecanismos de evolução | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||||
2.1 Evolucionismo vs fixismo | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||
2.2 Selecção natural, selecção artificial e variabilidade | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x | ||||||
Unidade 8 – Sistemática dos seres vivos | ||||||||||||||||
1. Sistemas de classificação | x | |||||||||||||||
1.1 Diversidade de critérios | x | |||||||||||||||
1.2 Taxonomia e Nomenclatura | x | x | x | x | x | x | x | |||||||||
2. Sistema de classificação de Whittaker modificado | x | x | x | x | x | x | x | x | x | x |
LEGENDA: Os quadrados a verde com "x" significam que essa matéria saiu nalguma pergunta.
Se precisares de mais ajuda no exame de Biologia e Geologia, temos uma sugestão para ti:
Podes encontrar explicações ao pormenor em vídeo-aulas leves e divertidas, que te irão fazer poupar muito tempo de estudo, com o Curso Online BG à la Cat – um material de estudo com o qual podes estudar para o teu exame sem usar livros! Sim, é mesmo verdade. Através de vídeo-aulas teóricas e divertidas, de todo o programa e ainda vídeo-aulas bónus sobre “Como escrever uma resposta de desenvolvimento e interpretar em BG”, “Atividades laboratoriais e experimentais”, “Como acertar as sequências”, “Como nunca errar uma escolha- múltipla”, entre muitas outras... vais poupar cerca de 1/3 do teu tempo de estudo e saber ao pormenor tudo o que precisas para o teu exame nacional. Conhece mais e obtém duas aulas gratuitas experimentais, aqui!