Já sabes que te queres candidatar ao Ensino Superior, mas ainda não decidiste a que curso te queres candidatar? Prepara-te, porque estás prestes a decidir!
Vamos a isso?! 😉
Então, começa por pensar nas tuas aptidões e interesses: aquilo que és bom a fazer e aquilo que te interessa! Já pensaste? Então escreve numa folha: 3 aptidões e 3 interesses.
Agora que já escreveste, pensa em cursos que se relacionem, tanto com as tuas aptidões, como com os teus interesses e anota-os nessa mesma folha. 📝
Neste momento já tens uma lista de cursos que te imaginarias a tirar, uma vez que vão ao encontro dos teus gostos e capacidades.
Vamos agora cruzar esta informação sobre ti, com a informação que te rodeia, mas que também pode ter impacto na tua decisão. 🧐
Olhando para a lista de cursos que escreveste, procura consultar*:
👉 As descrições (um resumo que te vai ajudar a compreender melhor no que é que consiste cada um dos cursos);
👉 Os planos de estudos (apresentam o conjunto de disciplinas que vais ter ao longo de cada curso);
👉 As saídas profissionais (revelam as profissões que podes exercer após concluíres a tua formação);
👉 As provas de ingresso (os exames nacionais que terás de fazer para te candidatares);
👉 Os pré-requisitos (verifica se os cursos que escreveste na tua folha requerem pré-requisitos e, se sim, quais são);
👉 E as notas mínimas (procura saber se existem notas mínimas de candidatura para os cursos que pretendes seguir).
Agora que já sabes tudo isto, resta olhares para:
👉 A tua média do Ensino Secundário (que pode influenciar as opções que terás no momento da candidatura);
👉 Os teus objetivos a longo prazo (é importante que o curso que escolheres te ajude a prosseguir os teus objetivos, para que possas sentir-te realizad@).
E, finalmente, quando já souberes o curso que pretendes, só falta perceber a que instituição de Ensino Superior te vais candidatar. Para isso recomendamos que:
👉 Visites várias instituições que ofereçam o curso que queres (podes aproveitar os dias abertos, que são dias definidos pelas faculdades, especialmente, para te receber**);
👉 Penses no fator localização (escolhe a faculdade que se encaixar melhor com os teus objetivos, mas não deixes de ponderar os gastos associados ao alojamento e aos transportes);
👉 Consideres as atividades extracurriculares que terás à tua disposição (cada Instituição de Ensino terá um conjunto de atividades diferentes para te oferecer, procura perceber qual é que tem uma oferta mais próxima daquilo que procuras).
Sabemos que é fácil falar e que, na prática, todo este processo vai exigir muito tempo e dedicação da tua parte. Mas foi, precisamente por isso, que deixamos a melhor dica para o fim:
👉 Fala com estudantes ou ex-estudantes do Ensino Superior, não existe prova mais credível sobre um curso ou uma Instituição de Ensino do que o testemunho de alguém em quem confias!
*Podes consultar toda a informação que precisas:
Aqui, no nosso website;
Aqui, no website da DGES;
Ou diretamente nos websites das Instituições de Ensino Superior. 😊
**Descobre as datas dos dias abertos aqui, na nossa agenda. 📅