Dicas para te preparares para o exame de Matemática A!

Parceiros Inspiring Future
7 maio 2024

ANTES DO EXAME:

 

- Cria um plano de estudo

Quando começamos o estudo para o exame, pode parecer bastante assustador. Afinal de contas, estamos a condensar três anos de estudo numa prova de duas horas e meia. Sendo assim, é importante delinear um plano de estudo que te permita estar a par do que vais estudar a seguir. Existem dois elementos muito importantes na estruturação do plano de estudo. O primeiro diz respeito a disponibilizares mais tempo para as matérias em que sentes mais dificuldades, visto que precisarás de mais tempo para as interiorizares. O segundo, é deixar tempo para fazeres exames, visto que, mais que saber a matéria, deves saber como aplicá-la no exame.

 

- Practice makes perfect

No exame de matemática, embora tenhas exercícios diferentes, o raciocínio acaba por ser muito semelhante ao dos anos anteriores. Portanto, se soubermos como é o raciocínio normal das questões, estamos em vantagem. Sendo assim, praticar todos os exercícios para nunca sermos apanhados desprevenidos é importantíssimo.

 

- Cronometra as provas de preparação

Quando estiveres a fazer exames modelo ou de anos anteriores, cronometra a tua resolução. Isto permitir-te-á entender se estás a conseguir fazer os exercícios dentro do tempo pressuposto e reconhecer quais são as matérias onde despendes mais tempo, a fim de poderes melhorar. 

 

- Habitua-te à tua calculadora

É importante saberes trabalhar com a tua calculadora, para, no dia do exame, estares à vontade com ela e não perderes tempo a procurar a funcionalidade que queres usar. Consequentemente, memoriza onde estão as ferramentas que usas e como lhe podes aceder. Pessoalmente, saber onde estavam as fórmulas de combinatória foi muito útil.

 

DURANTE O EXAME:

 

- Responde ao que sabes primeiro

Muitas vezes, quando abrimos a prova, bloqueamos imediatamente na primeira pergunta. O pior que nos pode acontecer é ficarmos presos demasiado tempo numa questão e pôr em causa todo o nosso conhecimento do resto do exame. Sendo assim, tenta filtrar as perguntas que achas que consegues fazer à primeira vista e aquelas que não sabes logo com resolver. Não te esqueças: a prova não tem de ser feita pela ordem em que as perguntas aparecem. O mais importante é tentar responder ao máximo de questões!

 

- Economiza tempo

Tal como no ponto anterior, saber gerir o nosso tempo é fundamental para um bom exame. Desta forma, temos de compreender quando estamos há demasiado tempo numa parte específica do exame. Por exemplo, se sabemos responder a uma pergunta de geometria que demora muito tempo e vale apenas 2 valores, é preferível responder a três perguntas que saibamos fazer no mesmo tempo e que valem mais valores no seu total.

 

- Escreve todo o teu raciocínio

A minha explicadora sempre me disse: “O teu corretor não vai levar a tua cabeça para casa”. Ou seja, o teu corretor só vai saber o que tu pensaste, se tu o escreveres. Portanto, para ganhares todos os pontos de uma pergunta, tens de demonstrar que soubeste executar o raciocínio correto, até ao fim da pergunta, incluindo todos os passos. 

Para além disso, mesmo nas perguntas de escolha múltipla, embora não seja avaliado, escreveres o teu pensamento pode ser muito útil para identificares erros na tua resolução.

 

- Identifica a informação mais importante do enunciado

Quando lês uma pergunta pela primeira vez, mesmo que não entendas completamente o que te é pedido, escreve a informação mais relevante do enunciado. Por exemplo, se uma pergunta mencionar: "um cubo com volume igual a 8" podes, imediatamente, retirar que V = L3 = 8, logo sabes que L = 2. Estas informações que, muitas vezes, parecem irrelevantes, pois estão na própria pergunta, podem mostrar ao corretor que sabes avaliar a questão e interpretar o que lá está. Para além disso, estes detalhes podem servir de ponto de partida para a resolução.

Do mesmo modo, sempre que for mencionado algo que se pareça com uma fórmula, aponta-a, porque podes sempre ganhar pontos de conhecimento por essa anotação, não ganhando a totalidade da pergunta, mas talvez algumas décimas dela.