Inícios, recomeços, estreias... São palavras que assustam pela mudança que implicam, pela aventura que carregam e, sobretudo, pelo receio do desconhecido, daquilo que está para vir.
O primeiro dia de faculdade, marcado pelo nervosismo, ansiedade, vergonha ou entusiasmo é sempre inesquecível.
Entre a agitação de ter tudo a postos para o arranque desta etapa e a adrenalina por conhecer novas pessoas, o primeiro dia desta aventura parece ser um autêntico turbilhão de emoções.
É crucial sentires-te integrado num espaço que, rapidamente, passará a ser a tua segunda casa, quer seja para as “quintas-feiras mágicas” de festa ou para as noitadas a estudar.
Para que aproveites ao máximo o teu ano de caloiro, não deixes de seguir estas dicas para, rapidamente, te integrares neste novo ambiente académico.
- Começa já a trabalhar o teu currículo e o networking profissional! Procura fazer parte dos principais núcleos ou da Associação de Estudantes da tua Universidade! Ajudar-te-á a conhecer imensas pessoas com interesses comuns e a contribuíres, positivamente, para a comunidade académica.
- Não tenhas receio de abordar os teus colegas! Nem que seja para perguntar onde fica a sala, o importante é não teres vergonha de falar. Lembra-te de que todos os alunos de 1º ano se encontram na mesma situação, por isso, porque não quebrar o gelo e conheceres as pessoas com quem passarás os melhores anos da tua vida?
- Um dos métodos mais controversos e mediáticos para te integrares é a Praxe, que te proporciona atividades dinâmicas e inclusivas. No entanto, se não gostares da experiência, não te preocupes. Não serás excluído. Até porque hoje em dia, há inúmeras iniciativas de integração alternativas.
- Todos nos habituamos a uma mudança a seu tempo. O importante é saber que tudo vai correr bem! Há que organizar o nosso tempo racionalmente, e, sobretudo, não stressar. A primeira semana pode até ser demasiado para assimilar, mas com o passar dos dias, ir para a faculdade tornar-se-á uma rotina que em nada estranharás.
- Dá o primeiro passo nesta vida académica com uma mente aberta. Não te deixes influenciar pela opinião ou experiência de familiares ou amigos. A vivência na faculdade é diferente para cada aluno. Torna-a única, para ti!
Se a primeira semana foi assustadora, não precisas de te preocupar mais! A partir daqui apenas melhorará e, no final, nem vais querer abandonar esta que é a maior e melhor aventura da tua vida, tal como Fernando Pessoa dizia, “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.