Estás no 9º ano e tens de tomar a primeira decisão sobre o teu futuro?
Números? Letras? Artes?
Talvez te possa ajudar! 😉
O 9º ano é, provavelmente, o primeiro ano em que conhecemos coisas como: stress, angústia, dúvida…
Espera-se que sejamos capazes de decidir uma área de interesse na qual nos imaginamos a trabalhar. Mas… E se tivermos mais do que uma área de interesse?
Esse foi e não foi o meu caso!
Sempre fui uma aluna com notas elevadas a todas as disciplinas. Por isso, não passei por aquela situação de ser “má” a determinada disciplina e “boa” noutra. Como tal, não tive de "fugir" de nada!
Na realidade, sempre me interessei um pouco por tudo… Da mesma forma que me surpreendo com a Biologia, também me encanto com a Astrofísica e com a poesia de Fernando Pessoa. Talvez nunca estivesse muito virada para a Geografia ou a História, mas não me importava de aprender mais sobre essas áreas!
O que é que alguém, que gosta de tanta coisa, decide? 🤔
A verdade é que, apesar do meu leque de interesses ser bastante abrangente, sempre me imaginei a trabalhar em Ciência. E foi esse fator que me fez escolher o curso de Ciências e Tecnologias!
Deixei os meus outros interesses de lado? Não.
Em primeiro lugar, posso afirmar que fiz a escolha certa. Estou feliz com o meu percurso!
Em segundo lugar, um curso, seja ele no Ensino Secundário ou no Ensino Superior, não deve impedir-te de te dedicares aos teus interesses!
Embora, o meu percurso académico tenha passado por Ciências e Tecnologias, nunca deixei de devorar livros, de “perder” 4 horas em galerias de arte e de dedicar um bom tempo a umas quantas pesquisas!
Atualmente, temos acesso a tanta informação, que podemos, de alguma forma, aprender o que quisermos sozinh@s!
É tão complicado como dizem? 😳
À medida que vais avançando na tua vida escolar, o trabalho e o grau de exigência vão aumentado! Como tal, a transição do Ensino Básico para o Ensino Secundário requer mais dedicação, autonomia, consistência e persistência, da tua parte.
Com certeza, terás mais trabalho! Mas tudo é possível de ser feito e bem feito! Não te deves guiar pelo que @s outr@s acharam difícil, até porque esse é um aspeto muito relativo!
No fundo, vais dar um salto importante na tua jornada escolar, mas também no teu desenvolvimento pessoal!
Vais ter de lidar com algumas frustrações… Talvez com Física e Química, como eu... Mas todas as frustrações, assim como todos os erros, serão fundamentais para que te tornes uma pessoa mais forte e resistente.
E sim, é possível ter sucesso em Ciências e Tecnologias! Eu, por exemplo, acabei o Secundário com média de 19.
Gostaria de concluir, relembrando que, embora existam muitas áreas, todas elas são fundamentais e estão de alguma forma interligadas!
Escolheres uma determinada área não te afasta, obrigatoriamente, das outras. Tudo depende de ti!
Este salto pode parecer assustador, mas não tenhas receio de arriscar. Lembra-te que nenhuma escolha é irreversível. Existe sempre a possibilidade de refazeres o teu caminho!