Não tens nada para fazer no verão e não sabes ainda para que curso queres ir? Eu tenho a solução para ti!
Nos dias de hoje, é natural que te sintas insegur@ em relação ao teu futuro. Tentamos imaginar: Como seria se eu fosse para aquela faculdade? E para aquela? E será que eu gosto daquele curso? É muito mau não estar perto de casa? Como vai ser a minha vida daqui a uns tempos?
Para tentares responder a todas estas questões, as universidades, os politécnicos e as fundações criam experiências incríveis para vivenciares no Verão.
Será que vale a pena?
Já Fernando Pessoa dizia: “Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena.”
Eu participei em 3 destas experiências:
- Escola de Verão da Fundação Francisco Manuel dos Santos (EV_FFMS);
- Universidade de Verão de Coimbra (UV);
- E Escola de Verão de Física, na Universidade do Porto (EVFP).
Entre os dias 4 e 11 de setembro de 2022, tive a oportunidade de ir a Lisboa pela Escola de Verão da Fundação. Quando me inscrevi, não imaginava no que me estava a meter... Conheci pessoas de vários pontos do país e aprendi muito sobre alterações climáticas, posso afirmar que sou quase expert no assunto. Durante a semana tivemos várias dinâmicas de grupo, apresentações e debates sobre temas importantíssimos. No final, fomos apresentar os nossos projetos ao Oceanário de Lisboa e explorámos a cidade. Adorei, sobretudo, conhecer as pessoas com as quais tive oportunidade de me cruzar.
Entre os dias 23 e 28 de julho de 2023, tive a possibilidade de conhecer o Departamento de Informática, da Universidade de Coimbra. Estive hospedada na residência do Polo II e consegui perceber como é, de facto, a vida de um estudante. Perguntei, ouvi testemunhos e fiz muitas amizades... Por outras palavras, vivi intensamente aquela semana e vim de lá uma pessoa melhor. Por isso considero que, às vezes, temos de ter certas experiências, para percebermos, não só o que queremos, mas também, o que não queremos.
Mais tarde, entre os dias 27 de agosto e 1 de setembro, estive na Escola de Verão de Física, no Porto. Conheci pessoas fantásticas e pude perceber o que é, de facto, estar sentada numa sala de aula da Faculdade. Aprendi imenso sobre Relatividade Restrita, Mecânica Quântica e o funcionamento dos painéis solares. Experimentei a sensação de estar num laboratório, ao mesmo tempo que verifiquei como o trabalho de um físico é importante para a nossa sociedade e para a evolução da Ciência. Para além disso, consegui ainda apreciar a beleza do Porto, desde a sua paisagem, vista da ponte, até às suas ruas, incrivelmente, movimentadas!
Todos os momentos valeram a pena, desde o primeiro, ao último. Conheci-me melhor a mim mesma e conheci um pouco da história d@s outr@s. Aprendi a lidar melhor com certas situações e melhorei a minha forma de ver a vida. Porém, o que mais me surpreendeu foi o facto de haver uma entreajuda muito grande e uma especial conexão desde o primeiro minuto. Senti-me integrada e valorizada por tudo e por tod@s… algo que eu, realmente, precisava.
Todas estas experiências vão ficar, definitivamente, marcadas na minha memória. Como tal, recomendo-te que estejas atent@, para aproveitares, ao máximo, este género de iniciativas!
Deixo-te aqui alguns links que te podem interessar:
Universidade de Verão - Coimbra;
Universidade de Verão STEAM 2024;
Nota: Estes são apenas alguns exemplos, das iniciativas deste género, nas quais te podes inscrever. Para mais informações sobre este tema entra, diretamente, em contacto com as instituições de ensino.