Os números são uma coisa engraçada. E a base para a grande maioria dos processos de decisão, como a escolha de uma escola para fazer uma licenciatura, um mestrado ou um qualquer outro programa de formação executiva.
Uma verdade que ganha (ainda mais) expressão nas áreas da Economia, Gestão e Finanças. Não só porque são o habitat natural dos ditos números; mas porque se criou, à volta dela, uma série de escalas e de avaliações famosas, como o ranking do Financial Times ou o Shangai Ranking.
Com o conceito “Ninguém tem os números do ISEG”, lançámos esta semana uma campanha de marketing que traduz os números únicos do ISEG nos seus melhores argumentos. Como a média de colegas que emprestam apontamentos, ou a média de professores com tempo para os alunos, a média de licenciados com emprego no final do curso ou mesmo a média de pais felizes com o ISEG. Argumentos que não são visíveis olhando apenas para uma média de entrada na faculdade ou para um ranking do Financial Times, mas que traduzem os melhores valores do ISEG.
A campanha arrancou em força neste mês de junho, com uma ampla presença online e offline - abrangendo imprensa, digital, outdoor, rádio e cinema e tem como target os alunos que irão ingressar este ano no Ensino Superior e que se encontram, precisamente, no auge do seu processo de decisão.
Mas este trabalho não se resume a uma boa “sacada” publicitária. Na verdade, a campanha junto dos alunos que ingressam este ano no ensino superior iniciou-se logo em novembro de 2022, quando arrancou o projeto You@ISEG nas escolas secundárias de todo o país. De novembro até fim de maio, estivemos presentes em 140 escolas, representando 15 distritos e 2 regiões autónomas. Recebemos, 450 alunos em Open Days no ISEG e em 4 dias fizemos 1600 contactos na Futurália, a maior feira de educação realizada em Portugal!
Muito trabalho que impactou, ao longo destes 6 meses, mais de 17 000 alunos e que só foi possível levar a cabo porque contamos com a colaboração mais de 2 centenas de alunos do ISEG na equipa permanente de apoio ao projeto. É esta a matriz de trabalho do ISEG. A entrega de todos. O espírito solidário de assegurar que quem nos escolhe se deve sentir “em casa” e ter connosco a sua adventure of a lifetime. Isto para além de garantirmos um ensino de excelência que formou a elite da sociedade portuguesa. Mas isso já todos sabem!
São muitos os “números” que estão a montante, digamos assim, para que o ISEG consiga comunicar “os números que ninguém tem” e que destaca nesta campanha. Números que representam, médias, percentagens e rankings mas, acima de tudo, a disponibilidade, responsabilidade e dedicação das pessoas - funcionários, alunos e professores – que todos os dias dão o melhor de si e contribuem para elevar o nome do ISEG.
A nova campanha do ISEG materializa todo este património de valores únicos, para além de conseguir fugir aos clichés habituais da comunicação no ensino superior e assumir-se como uma campanha que, para além de profissional e coerente alma mater do ISEG, é assertiva, desempoeirada e divertida!
Que é como quem diz, médias, percentagens e rankings há muitos — mas ninguém tem os números do ISEG.
Helena Laymé – Diretora de Marketing e Relações Externas do ISEG