É verdade! Tempos de imenso stress e um tsunami de matéria acumulada aproximam-se, e por vezes, a solução que acaba por estar mais à mão para conseguirmos fazer tudo o que necessitamos é não dormir. Mas o que será que nos acontece se não dormirmos?
Os primeiros sinais da privação do sono
Ao fim de alguns dias sem dormir o nosso corpo começa a dar sinais do cansaço. Os olhos deixam de focar, perdemos a capacidade de identificar objetos através do tato, ficamos mal-humorados e descoordenados, temos algumas dificuldades com a memória a curto prazo, ficamos mega desconcentrados e pode até resultar num desequilíbrio hormonal.
Porque é que temos sono?
Ao chegar ao final do dia de atividade e com o cair da noite, o nosso cérebro ativa uma série de mecanismos que nos informa de que está cansado.
O que acontece quando dormimos?
Quando dormimos o nosso ADN renova-se, eliminando células e resíduos desnecessários para o nosso bom funcionamento e o nosso corpo prepara-se para o dia seguinte.
O que acontece quando não dormimos?
Quando não dormimos a nossa aprendizagem, memória, boa disposição e tempo de reação ficam bastante afetados. O nosso cérebro, enquanto acordado, não tem a capacidade de limpar algumas substâncias residuais e assim, acabam por ficar acumulados, sobrecarregando o “motor” do nosso corpo.
Isto pode provocar inflamações, alucinações, tensão arterial alta, diabetes e obesidade e até aumenta o risco de sofrermos um AVC.
Porque é que a cafeína nos desperta?
Quando o nosso corpo se encontra mais cansado produz uma substância, a adenosina, que aumenta a necessidade de sono. Contudo, ao tomarmos produtos ricos em cafeína a via recetora da adenosina acaba por ficar bloqueada, bloqueando também a necessidade de sono.
Mas uma coisa é certa, se queremos manter a saúde e sanidade mental, não devemos privar o nosso corpo de dormir, mesmo em alturas de maior pressão ou de uma bola de neve de matéria acumulada. Com uma boa organização e com muita calma, tudo o que precisamos para ter sucesso será feito, sem ser necessário privar o nosso corpo do sono.
Inspirado em O que aconteceria se não dormisses.