Eu sei, eu sei…
Como se já não bastasse teres de estudar, agora ainda tens de tomar uma decisão importante para o teu percurso escolar. Deves estar um pouco perdid@, mas não te aflijas, tal como a Maria Leal, eu estou aqui só para ti. 😅
Bem, enquadrando-te no assunto, existem 3 caminhos que podes seguir:
1. Ensino científico-humanístico;
2. Ensino profissional;
3. E Ensino artístico especializado.
Para saberes mais sobre cada um destes caminhos, clica aqui. 👈
No meu tempo (aka paleolítico), não existia muita informação sobre os cursos profissionais e parecia que o caminho mais seguro a seguir era o ensino científico-humanístico.
O meu objetivo é mostrar-te que há todo um mundo para além dos cursos mais comuns, sem nunca deixares de ter em consideração que, o fator que mais deve pesar na tua escolha, é o gosto pela área que virás a estudar. ⚠️
Mas o que é que os cursos profissionais têm de tão especial, para que possas pensar neles como uma opção? 🤔
- Bom, estes cursos são uma ótima opção para quem não aguenta uma carga horária carregada de aulas teóricas. Claro que têm uma componente teórica, mas o que vais fazer na maior parte do tempo é “pôr as mãos na massa”!
- Vais poder aplicar os teus conhecimentos, desenvolver relações interpessoais e entrar no mercado de trabalho com alguma experiência na bagagem!
- Para além disso, são cursos com elevada taxa de empregabilidade, com estágio integrado e podes concorrer na mesma ao Ensino superior. Ou seja, só ficas a ganhar!
- Existem mais de 200 escolas profissionais em Portugal e uma panóplia de cursos à tua escolha.
Se ainda não ficaste totalmente convencid@, podes consultar mais informação sobre cursos profissionais aqui. 👈
Gostaste deste conteúdo? Segue-nos nas redes sociais para estares sempre a par de tudo o que publicamos. 😊