Hoje em dia as redes sociais são quase uma extensão de nós mesmos. Quase todos as utilizamos como um meio prioritário para comunicarmos. O roteiro é diário, para não dizer horário: Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter... (não necessariamente por esta ordem). Online, interagimos com familiares, amigos e por vezes com desconhecidos. Damos a conhecer interesses, paixões, hobbies e tornamos público o nosso dia-a-dia.
À medida que as distâncias entre nós se vão erodindo é cada vez mais dificil separarmos a nossa vida pessoal da profissional.
Nos dias de hoje é importante pensares nas tuas páginas nas redes sociais como o teu CV em perpétua actualização. E embora estejas no auge da tua vida académica e o teu futuro profissional te possa parecer um tanto longinquo, é um dado adquirido que são cada vez mais os empregadores a analisar o perfil e o conteúdo publicado pelos candidatos a um emprego.
É claro que isto tem sido um pouco exagerado. A maioria das empresas não tem recursos suficientes para espreitar as redes sociais de quem se candidata. No entanto, esta etapa do processo de recrutamento está a tornar-se cada vez mais comum, tão comum que a União Europeia emitiu em 2019 um conjunto de diretivas que pretendem regularizar este tipo de prácticas por parte das empresas, salvaguardando a privacidade dos candidatos.
Atualmente, é necessário que haja fundamento legal para os dados serem recolhidos e que estes sejam relevantes para o cargo em questão. Ainda assim, é importante teres cuidado com o que publicas. A ideia não é assustar-te, mas sim, que te deixes guiar pelo bom senso. Diversos estudos feitos junto de empresas revelaram as principais razões pelos quais os candidatos são rejeitados:
- Fotos ou comentários inapropriados ou discriminatórios de cariz sexual, religioso ou homofóbico;
- Conteúdo relativo a consumo de álcool ou drogas;
- Mentiras acerca de qualificações profissionais;
- Utilização constante das redes sociais;
- Poucas capacidades comunicativas em ambientes online.
Para além destes alertas vermelhos, os departamentos de recursos humanos tentam descobrir quais são as tuas qualidades, os teus valores, o quão facilmente te adaptarias e qual a probabilidade de teres êxito numa dada organização.
Lembra-te: a tua pegada digital pode estar acessível a quem menos esperas. É aconselhável que revejas os teus perfis nas redes sociais e tornes privado ou elimines os conteúdos que te podem impedir de conseguir o teu emprego de sonho.
Quanto mais cedo começares a profissionalizar as tuas redes sociais, mais garantias terás de ser bem sucedido.