Tens talento para criar? Este é o caminho certo para ti

4 julho 2023

O que procuras para a tua formação superior? Um ensino prático com garantia de estágio? A possibilidade de prosseguir estudos para licenciatura sem ter que realizar os exames nacionais? Escolher um curso à tua medida e mais perto de ti? Isto tudo e muito mais é o que têm os estudantes que escolhem os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) do Politécnico de Setúbal (IPS). E nada melhor do eles para te contarem como é, afinal, ser estudante de CTeSP.

 

 

Henrique Miranda

CTeSP em Produção Aeronáutica

Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Politécnico de Setúbal

 

“Estou a conhecer o mundo da engenharia, por dentro”

 

Venho do CEPRA (Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel), no Prior Velho, e descobri este curso numa pesquisa na internet por cursos na área da aeronáutica. Depois de refletir, decidi-me por aquele que parecia adequar-se mais a mim. Foi uma escolha, em grande parte, movida pelo plano de estudos. A facilidade em chegar ao campus também ajudou, uma vez que moro na Amadora e vou de comboio, sem problemas.

 

No IPS, quando não estou em aulas, junto-me a colegas de outros cursos que fazem parte da Associação do Projeto Formula Student de Setúbal, criada no âmbito desta competição automóvel universitária, que é a mais prestigiada a nível mundial. Passamos lá muito tempo – estudamos, colocamos o que aprendemos em prática e convivemos.

 

No campus, sente-se intensamente todo o ambiente académico típico do ensino superior. Isso é bom, porque nos exige uma atitude mais profissional e de entreajuda entre colegas, preparando-nos também para o mercado de trabalho.

 

A disciplina com a qual mais me identifiquei foi Fundamentos de Aeronáutica, sendo que já acompanho esta área há muitos anos, mas o curso permitiu-me aprofundar muitos dos conhecimentos que já tinha adquirido. De um modo geral, há um bom equilíbrio entre as componentes teórica e prática. Nesta disciplina, por exemplo, foi-nos dado o desafio de projetar um planador, que me ajudou muito a compreender o projeto de um drone que atualmente estou a desenvolver em estágio na Optimal Structural Solutions.

 

A possibilidade de estágio foi, aliás, uma das principais razões pelas quais ingressei neste curso. Estou, neste momento, a aplicar e a aprofundar conhecimentos adquiridos nas aulas e, além disso, estou a conhecer o mundo da engenharia, por dentro, percebendo como funciona.

Por isso, estou a planear entrar na licenciatura em Engenharia Mecânica. Sinto que o CTeSP preparou-me muito bem para essa experiência.

 

 

Diogo Veigas

CTeSP em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação

Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Politécnico de Setúbal

 

“Um futuro profissional mais confortável e flexível”

 

Soube da possibilidade de entrar no Ensino Superior, através dos CTeSP, pelas diversas visitas que o Politécnico de Setúbal fez à minha escola, a Profissional Bento de Jesus Caraça, no Barreiro, bem como através de conversas com a nossa psicóloga escolar.

 

Fiz o curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e, na altura, as minhas ambições já eram trabalhar na minha média para que pudesse prosseguir estudos. Decidi-me por um CTeSP, porque receava não conseguir entrar numa licenciatura, por causa da matemática lecionada no ensino profissional. Quanto à área escolhida, assumi que as Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação me trariam um futuro profissional mais confortável e flexível.

 

No Campus do Barreiro, estou a 10 minutos a pé da minha casa, o que me permite poupar bastante tempo em transportes públicos, para além disso, nesta Escola Superior todos os funcionários e professores são bastante amáveis e estão sempre disponíveis para ajudar, no que for preciso.

 

A minha disciplina preferida é Programação Web, até porque é a mais completa em termos de desenvolvimento aplicacional. O projeto em Programação Web é um ótimo exemplo do ensino prático: ao longo deste último semestre, desenvolvi uma aplicação web com acesso a base de dados que permite a gestão de jogadores, equipas e competições desportivas e onde é possível ver, editar, criar e apagar qualquer uma das entidades, bem como efetuar os jogos de maneira automática.

 

Este curso é bastante completo e oferece o essencial para qualquer pessoa que queira trabalhar na área. E ter estágio garantido é uma vantagem enorme para criar ligações com pessoas que já trabalham na área, bem como obter experiência e talvez, até, conseguir um emprego part-time até ao fim da licenciatura. Sim, porque depois de terminar quero prosseguir estudos para a licenciatura em Engenharia Informática.

 

 

Candidaturas abertas até 16 de agosto

 

Sentes que este pode ser o caminho ideal para desenvolveres o teu talento?

 

Os CTeSP são formações superiores com 2 anos de duração e estágio incluído nas empresas parceiras. Atualmente, o Politécnico de Setúbal disponibiliza um total de 23 CTeSP nas áreas das ciências sociais, ciências empresariais e da tecnologia. Para além do Campus de Setúbal e Campus do Barreiro, algumas formações decorrem também no Alentejo (Ponte de Sor e Sines) e na região de Lisboa (Amadora, Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira).

 

A 1ª fase de candidaturas está a decorrer até 16 de agosto.

 

Sabe mais em studyinsetubal.pt