Se dás por ti às vezes a pensar na razão de ser das coisas ou por que é que fazes todos os dias coisas que não queres, temos boas notícias: há estratégias que podem ajudar-te a alterar a rotina e a tornar-te o decisor do teu futuro. Claro que haverá sempre coisas que terás de fazer mesmo que não tenhas essa vontade. Acontece-nos a todos. Porém, a chave de um futuro controlado e risonho reside em conseguir fazer cada vez mais aquilo de que gostas e perceber o propósito das tuas rotinas, tanto como estudante como como trabalhador.
Vamos levar-te numa viagem e para chegares ao destino vais ter de adotar os seguintes comportamentos:
1. Senta-te no lugar do condutor
Muitas vezes deixamo-nos ser controlados pelas desculpas. É mais do que comum dizermos “não consigo fazer isto por causa daquilo” ou simplesmente “é impossível por isto e isto”, sem sequer tentar olhar para as coisas de outro ângulo. Esta mentalidade negativa vai ganhando espaço na tua vida e acabas por ceder, limitando-te a andares em piloto automático. Cabe a ti pôr-te no lugar de quem comanda, e de quem define a velocidade. O primeiro passo é admitires que estás na tua zona de conforto, o segundo é desejares gerar mudança – criar impacto com a tua vida.
2. Escolhe o caminho
Ao decidires fazer uma mudança na tua vida – desde o que comes ao pequeno-almoço até à empresa em que queres trabalhar – vais passar por várias emoções, o que é perfeitamente normal. Esses sentimentos podem fazer com que te sintas a ser empurrado para a berma da estrada. Para evitar que tal aconteça, recalcula, traça um plano e volta à ação.
Há três perguntas que podem ajudar-te a definir o caminho:
Será que os meus objetivos são realistas?
Tenho um plano sólido e estou preparado para as lombas no caminho?
Estão as minhas escolhas e o meu comportamento a adequar-se àquilo que quero?
Procura definir uma data-limite para conquistares os teus objetivos. Isto irá ajudar-te a manter-te focado, motivado e com sentido de responsabilidade.
3. Agarra no volante!
Atenção, como já percebeste isto é figurativo! Não vais agora meter-te a conduzir o carro dos teus pais sem teres carta de condução ou sem autorização! A não ser que seja para ir salvar um unicórnio que ficou preso na escola.
Este passo marca a altura em que assumes verdadeiramente o controlo. Não das coisas que não consegues mudar, como a mania de os unicórnios ficarem presos na escola, mas coisas simples ou mais complicadas do dia-a-dia que se calhar nunca pensaste em mudar.
Para ate ajudar a perceber se estás de facto a conseguir ter controlo da tua vida, recorrer a estes 5 pontos:
Partilha os teus objetivos
Verifica o teu progresso
Usa informação ao teu dispor
Procura alguém que te responsabilize, que te lembre das coisas
Foca-te naquilo que realmente importa.
Quanto estás tu com o volante na mão, muitas mudanças vão começar a acontecer só pelo simples facto de seres TU quem está a comandar as coisas. No caminho, muito provavelmente, terás de dizer “não” aos demais. Se tens alguma dificuldade em dizer que não a amigos e conhecidos, vai treinando os músculos da língua, vais precisar deles!
4. Voa! Ou melhor, conduz! Vai onde queres ir!
E aqui não tens necessariamente de sair de casa. Simplesmente faz aquilo que a que te propuseste! Dedica tempo e outros recursos ao teu projeto. Faz acontecer. Não vai ser fácil, mas a recompensa será que afinal és tu quem decide a tua vida.
Quando damos por nós presos na rotina do quotidiano, a única maneira de sair é forçar-nos a abandonar a zona de conforto, através dos passos acima descritos.
Vá, agora vai lá falar com aquele alguém especial que vês todos os dias mas a quem nunca tiveste coragem de dizer olá.