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Há muitos debates e muitas propostas para resolver inúmeros problemas, mas a verdade é que às vezes fica complicado navegar o mundo das propostas ou ter a paciência para ler aquilo tudo – só o programa da Iniciativa Liberal tem 600 páginas… sim, é duro. É por isso que nós, Política (Não) Importa, decidimos compilar o que precisas de saber de mais importante dos principais tópicos que interessam aos jovens.
Neste artigo vais encontrar o que é que cada partido defende quando o tema é Educação. Se quiseres saber sobre o que é que defendem noutros temas, vê os nossos artigos sobre:
- Juventude;
- Ensino Superior;
- Alterações Climáticas;
- Igualdade de Género e Questões LGBTQIA+.
Educação:
- Livre
- Capacitar a Educação Pública através de ajustes no orçamento
- Garantir o sistema de ensino público grátis
- Garantir a escola pública como opção a partir dos 4 meses, integrando as creches na rede pública de escolas
- Dignificar os professores e valorizar todo o pessoal não-docente
- Focar o currículo em cada aluno para garantir uma preparação abrangente e combater o insucesso e o abandono escolares
- Transformar o 12º ano num ano zero de entrada na universidade e politécnicos, sendo gradual e tendencialmente lecionado em ambiente universitário
- Reforçar a educação para a cidadania
- IL
- Reforma do sistema de educação, mudando o financiamento do Estado para o financiamento do Aluno, dando liberdade de escolha para o setor público, privado ou social
- Aumentar a autonomia administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas
- Combate ao abandono escolar e promoção de recuperação de aprendizagens
- Garantir o acesso universal a creches e educação pré-escolar, com novo modelo de financiamento
- Chega
- Princípio do combate intransigente à indisciplina: “O CHEGA restaurará a autoridade moral da palavra dos professores”
- Princípio do combate radical à burocracia
- Princípio da simplicidade na classificação dos resultados escolares
- Princípio da defesa intransigente dos exames nacionais: reconhecer os exames nacionais como pilares insubstituíveis
- Princípio da simplificação de currículos e programas: despolitização dos conteúdos escolares, como o “multiculturalismo” ou a ideologia de género”
- Princípio da autonomia institucional: reforço da liberdade da gestão das escolas
- Diversidade de opções de ensino regular, técnico, profissional ou especializado
- PAN
- Aumentar o investimento público em educação até 6% do PIB nacional nos próximos 4 anos;
- Reduzir o número de estudantes até um máximo de 15 alunos/as por turma com vista a melhores aprendizagens; na impossibilidade física desta redução, instituir a divisão das turmas em grupos com horários alternados;
- Integrar a temática do Bem-estar Animal no grupo de temáticas obrigatórias da Disciplina de Educação para a Cidadania;
- Avaliar e rever o modelo educativo para o ensino secundário, implementando um modelo mais autónomo e flexível
que privilegie a liberdade de escolha das componentes curriculares em função de interesses, capacidades, expectativas e projetos de vida dos/das estudantes; - Rever o modelo de conclusão do ensino secundário científico-humanístico, retirando a obrigatoriedade da realização de exames nacionais para alunos que não pretendam prosseguir os seus estudos.
- Investir num modelo de educação que promova a participação ativa, a responsabilidade individual e coletiva, a capacidade crítica e o pensamento criativo e empreendedor face à sociedade atual e aos desafios futuros;
- PSD
- Planeamento da rede escolar com periodicidade trienal;
- Eliminação progressiva das turmas mistas com mais de dois anos de escolaridade;
- Número de alunos por turma e a sua distribuição passa a ser responsabilidade das escolas;
- A instituição de três Academias (Norte, Centro e Sul) orientadas em exclusivo para a formação de futuros diretores, subdiretores, adjuntos e coordenadores de estabelecimento, de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, através de programas certificados de estudos pós-graduados;
- Reforma do Ensino Profissional - reformulação do curriculum dos cursos profissionais, com reforço da componente de aprendizagem em contexto de trabalho;
- Provas nacionais no final de cada ciclo: de aferição no 4º ano, finais no 6º e 9º anos, exames finais no 11º e 12º anos de escolaridade;
- Recuperação do tempo de serviço dos docentes para efeitos de aposentação, despenalizando as aposentações antecipadas e majorando o valor das respetivas pensões.
- CDS
- Estabelecer o modelo de “ cheque-ensino”;
- Tornar a Disciplina de Cidadania optativa;
- Serviço Público de Educação com ampliação de parcerias com escolas particulares e cooperativas;
- Atribuição de um subsídio de deslocação e habitação para todos os professores deslocados;
- PS
- Reabilitação das residências escolares;
- Implementar um Programa de Apoio a famílias vulneráveis, desenvolvendo redes permanentes de apoio à infância e à juventude;
- Incentivos de apoio a grupos de maior vulnerabilidade;
- Alterar o regime de recrutamento de professores, introduzindo fatores de estabilidade reforçada quer no acesso à carreira quer no desenvolvimento dos projetos pedagógicos, reduzindo, sempre que se justifique, a mobilidade entre escolas e possibilitando a vinculação direta em quadro de agrupamento ou quadro de escola;
- Investir na formação científico-pedagógica dos professores;
- Dar continuidade ao programa de transição digital na educação e promover a generalização das competências digitais dos alunos e professores;
- Diversificar as formas de organização do Ensino Secundário, através da permeabilidade entre ofertas formativas e da exploração de percursos formativos próprios adequados aos interesses específicos dos alunos.
- BE
- Abertura de um processo de reforma curricular e revisão de programas;
- Revisão da organização dos ciclos e do calendário escolar;
- Revisão do estatuto do aluno e da aluna;
- Inclusão da desmaterialização dos manuais escolares no processo de transição digital;
- Gratuitidade de equipamentos informáticos e de acesso a rede de internet;
- Reforço da ação social escolar e materiais pedagógicos adaptados e diferenciados para alunos e alunas com necessidades educativas especiais;
- Valorização do ensino profissional com garantia de ensino unificado até 9º ano;
- Alargamento do ensino articulado e das respostas públicas de ensino artístico;
- Reforço das respostas de educação inclusiva nas escolas;
- Revisão do modelo de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), Componentes de Apoio à Família (CAF) e Atividades de Animação de Apoio à Família (AAF);
- Adoção de uma estratégia descentralizada de erradicação do analfabetismo;
- Criação de uma rede nacional de creches públicas.
- CDU
- Combater a carência de professores e a precariedade docente, vinculando todos os professores com três ou mais anos de tempo de serviço e criando incentivos à fixação de professores nas áreas que deles mais carecem;
- Contratar 6 mil trabalhadores não docentes (50% no ano letivo em curso e os outros 50% até ao final do ano letivo 22/23) e garantir o reforço de outros profissionais, designadamente psicólogos e terapeutas;
- Reduzir o nº de alunos por turma – um máximo de 19 para o 1º ciclo do ensino básico e até 22 no secundário;
NOTA: As medidas apresentadas têm como fonte os Programas Eleitorais dos partidos políticos com assento parlamentar. Foi assumido o compromisso de alterar o menos possível a forma de linguagem ou escrita das várias propostas, existindo alterações em certas medidas de forma a tornar mais acessível a compreensão das mesmas. Por último, a distinção destas medidas não dispensa a consulta dos vários programas políticos pois trata-se de uma seleção de medidas consoante os temas identificados, sendo necessário uma leitura mais aprofundada para compreender totalmente a visão e proposta de cada partido para os temas identificados e outros.
Esperamos ter conseguido dar uma ajuda na tua escolha. Mesmo que continues com dúvidas depois de tudo isto ou se achas que nenhum partido consegue verdadeiramente agradar-te, podes sempre votar em branco e não dar um apoio específico a nenhum. O que é importante é que votes! É o teu direito e dever democrático como voz ativa na sociedade, o teu voto importa.